Tratamento Precoce Método Samarão Brandão

Crianças nascidas prematuramente estão mais sujeitas a atrasos em seu desenvolvimento, em comparação com o padrão considerado normal pelos parâmetros médicos.

Quanto antes forem identificadas as dificuldades neuro-sensório-motoras decorrentes dessa condição, melhores são as chances de minimizar os impactos ao longo dos anos.

O método foi criado pelo médico, Samarão Brandão, que dedicou grande parte da sua vida a prestar assistência às crianças de alto risco e as portadoras de Paralisia Cerebral. Criou ainda na década de 50 o famoso IBRM (Instituto Brasileiro de Reeducação Motora). O instituto se tornou um centro de referência, para tratamento dessas crianças no Rio de Janeiro.

É baseado no atendimento precoce, se possível, iniciado até os 04 meses de vida, antes que apareçam sinais de anormalidades.

Método Bobath Baby

Criado nos anos 50 por um médico alemão (Karel Bobath) e sua esposa (Berta Bobath) fisioterapeuta alemã. Após 25 anos de pesquisas, desenvolveram o conceito Bobath, conjunto de técnicas que visam melhorar a qualidade do tônus, diminuir a espasticidades e outras características neuromusculares em criança com Paralisia Cerebral.

Diferenciado da fisioterapia convencional por abranger vários níveis de estímulo no mesmo tratamento, este método foca na sensação do movimento, baseado na capacidade do corpo em alterar sua estrutura neurológica de acordo com os estímulos recebidos. Assim, gradualmente, a criança desenvolve maneiras de corrigir disfunções motoras e limitações funcionais, adquirindo autonomia para comer, brincar e realizar outras atividades do dia a dia.

Método
Cuevas Medek Exercises

Em espanhol, MEDEK é a sigla de Método Dinâmico de Estimulação Cinética. Esta é a síntese de uma abordagem inovadora na habilitação neurológica de crianças com disfunções no Sistema Nervoso Central,

desenvolvida na década de 70 pelo fisioterapeuta chileno, Ramon Cuevas.

Além de confirmar rapidamente as suspeitas de atraso psicomotor, a metodologia aplicada estimula o cérebro: são mais de 3 mil exercícios desafiadores, feitos com caixas, pranchas e muita criatividade, que induzem a formação de conexões neurais. A ideia central do CME é provocar o sistema nervoso central, para produzir novas reações posturais antigravitacionais, produzindo o mínimo de suporte possível.

Normalmente aplicada a partir dos 3 meses de idade, a terapia pode continuar até que a criança alcance suas metas de evolução postural e funcional.

As limitações para se usar esse método são determinada pelo tamanho e peso da criança, porque os terapeutas precisam expor a criança a influência da força da gravidade, promovendo progressivo apoio distal.

Dispositivo WalkAide

O WalkAide é um estimulador elétrico de canal único operado a pilhas que é usado para melhorar a

capacidade de andar (andar em ponte de pé). O WalkAide estimula a dorsiflexão do pé no momento apropriado durante o ciclo da marcha. Os benefícios da Estimulação Elétrica Funcional (FES) podem incluir a prevenção de desuso ou fraqueza do músculo, um aumento de fluxo sanguíneo local, o fortalecimento muscular, uma amplitude de movimentos articulares continuada, melhorando a capacidade de caminhar.

Método Therapy Taping

Criado pelo Fisioterapeuta Nelson Morini Junior, o Therapy Taping é um método fundamentado nas ciências da Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurociência, Anatomia e Biomecânica. Seu objetivo é enviar informações, na forma de impulsos, para o córtex cerebral do paciente.

Com a aplicação de bandagens elásticas no tronco, nos membros inferiores e posteriores e até mesmo no pescoço e na face,

o Therapy Taping estimula o sistema músculo-esquelético, no intuito de possibilitar uma melhor resposta motora em diferentes patologias neurológicas e ortopédicas.

Pilates Adaptado em Neuroreabilitação

O método Pilates foi criado por Josefh Pilates e adaptado para deficientes físicos na reabilitação, é trabalhado em crianças com Paralisia Cerebral, má formação congênita, portadores de doenças neuromusculares e lesões encefálicas adquiridas na infância.

O tratamento é individualizado por ser exercícios que precisam ser adaptados as necessidades de cada paciente. Pilates adaptado tem como objetivo a flexibilidade, força muscular, controle postural, coordenação, estabilidade abdominal e lombo pélvica

Tases

A Estimulação Eletrica para Tarefa Específica (TASES) consiste num método baseado em evidências, para para crianças ou adultos com paralisia cerebral ou outras patologias onde a inervação está intacta.

Esse método utiliza eletroestimulação para ativar músculos e percepções sensoriais, melhorando a amplitude de movimento, percepção corporal , função manual, controle postural, mobilidade e qualidade da marcha.

Para a utilização do Método

TASES é necessário um aparelho desenvolvido nos Estados Unidos,EMPI.

Treinamento Locomotor

O Treinamento Locomotor é uma abordagem da fisioterapia que prioriza aquisição ou aprimoramento da marcha, consistindo em condutas que estejam relacionadas ao objetivo estabelecido (melhora da mobilidade das articulações, fortalecimento muscular e aumento de resistência muscular entre outros) e uso de esteira específica com mecanismo de suspensão de peso corporal (guincho, balança e colete) que permite alívio do peso da criança ou adulto e consequente facilitação do treino de marcha com alinhamento adequado e maior eficiência. A suspensão do peso corporal é feita conforme necessidade de cada indivíduo e a porcentagem de suspensão pode ser diminuída com evolução do tratamento. Além da suspensão, existem outras formas de progressão do atendimento, como tempo de treino na esteira, velocidade, distância percorrida, inclinação, sentido da esteira.

Dessa forma o treinamento é uma terapia para crianças e adultos que possuem alguma dificuldade ou alteração da marcha devido sequelas neurológicas como paralisia cerebral, síndrome de down, milelomeningocele, lesão medular, acidente vascular encefálico (AVE / AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), Parkinson, entre outros. O efeito do Treinamento locomotor pode minimizar as consequências nocivas da inatividade e contraturas músculo esquelético.

Therasuit

Criado em 2001, nos EUA, por um casal de fisioterapeutas em busca de novas alternativas para o tratamento de sua filha com paralisia cerebral, o Therasuit é um programa intensivo e individualizado, inspirado em procedimentos adotados pelo programa espacial Russo para compensar longos períodos no espaço.

Com o objetivo de promover ganho de força, equilíbrio e coordenação, é indicado em casos de Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, atraso no desenvolvimento e pós-acidente vascular encefálico (AVE), entre outros.

No Studio Infantil Meire Marcy, você encontra toda a orientação necessária para saber se a sua criança pode se beneficiar com o tratamento e, em caso afirmativo, traçar as metas para as próximas três ou quatro semanas, com sessões diárias de três horas de duração.

Exercícios que mexem com
o corpo e com a imaginação.

Cada sessão de Therasuit no Studio Infantil Meire Marcy proporciona à criança momentos de diversão, superação e canalização de esforços para uma evolução constante. Estes são os resultados do tratamento num universo de amplos recursos terapêuticos apresentados de forma lúdica, com dedicação no dia a dia e amor a cada passo, para impulsionar cada um de nossos pequenos pacientes em direção a grandes conquistas.

Suit (veste)

O suit é uma órtese dinâmica, com ligas elásticas, onde a criança recebe informações contínuas, proprioceptivas de e alinhamento corporal, permanecendo em um padrão postural mais próximo do normal. A Veste proporciona maior estabilidade ao tronco, facilitando a coordenação das extremidades, além de restaurar a função do sistema nervoso.

Universal exercise Unit (gaiola)

A Gaiola – Unidade Universal de Exercício (UEU) é um sistema que utiliza polias, pesos e cordas elásticas. Este dispositivo é eficaz por permitir que o fisioterapeuta isole e segmente quaisquer grupos musculares durante o exercício.

O procedimento na gaiola favorece a reeducação do sistema nervoso, melhora a amplitude de movimento sem a ação da gravidade, fortalece músculos específicos e proporciona flexibilidade muscular e articular, com ganhos funcionais.

Spider

O nome “GAIOLA SPIDER” foi dado por crianças, por ficarem suspensas no meio da gaiola com o apoio de cintos e cordas elásticas. Este tipo de exercício permite ao paciente realizar qualquer habilidade funcional ou movimento quase de forma independente. O terapeuta pode modificar o sistema de cordas facilitando ou dificultando a função, além de trabalhar a integração sensorial, coordenação e equilíbrio.

Principais benefícios do Therasuit

  • Reaprendizado do Sistema Nervoso Central.
  • Promoção da estabilização externa.
  • Normalização dos tônus musculares.
  • Alinhamento corporal mais próximo do normal.
  • Correção dinâmica.
  • Estimulação tátil.
  • Mais equilíbrio e coordenação.
  • Controle de movimentos involuntários.
  • Melhoria das habilidades motoras.
  • Aumento da densidade óssea.

Pediasuit

Criado em 2006 pelo fisioterapeuta, Leonardo Oliveira, é um método intensivo, onde é usado um macacão terapêutico que promove um ajuste biomecânico no paciente, combinado com a terapia intensiva, em um programa de 80 horas de tratamento, realizado em 04 semanas, seguidas de 02 semanas de terapias de manutenção, sendo que esse ciclo deverá ser repetido com a necessidade de cada paciente.  

Benefícios da terapia como uso do macacão terapêutico

  • Melhora o input sensorial e motor do SNC
  • Modula o tônus muscular
  • Melhora do ajuste biomecânico com a estabilização externa
  • Melhora o alinhamento do quadril por meio de carga vertical sobre o mesmo
  • Melhora da simetria corporal
  • Proporciona a estimulação tátil
  • Corrige o padrão de marcha
  • Ajuda a diminuir as contraturas
  • Melhora a densidade óssea
  • Promove a melhora de habilidades motoras finas e grossas
  • Promove resistência para reforço muscular
  • Melhora a consciência corporal em relação ao espaço
  • Promove estabilidade muscular
  • Modulação de ataxia e atetose
  • Fornece input vestibular
  • Auxilia na produção da fala e deglutição por melhorar o controle da cabeça e a sustentação do tronco

Precauções e contra-indicações

Antes de iniciar a terapia com o macacão terapêutico ortopédico, um exame de raio-x recente do quadril se faz necessário. Caso o paciente apresente escoliose, um raio-x da coluna também é solicitado.

Algumas crianças podem precisar de adaptações ou de uma monitorização rigorosa a critério do profissional responsável pela aplicação do protocolo PediaSuit.

Precauções para essas condições

• Luxação do quadril

• Atividades convulsivas descontroladas, a terapia realizada com um espelho na frente do paciente é aconselhável para detectar crises.

• Hidrocefalia (com derivação Shunt): pode usar o macacão terapêutico ortopédico, mas qualquer atividade que coloque o paciente com a cabeça para baixo deve ser limitada.

• Diabetes: requer orientação médica sobre controle da hipoglicemia durante terapia. Não exercitar se glicemia está acima de 210

• Pacientes Hepáticos e Renais, estes pacientes têm um aumento em seus níveis de proteína,o que faz com o que o coração trabalhe mais.

• Pressão arterial elevada, uma vez que em repouso a ação do macacão terapêutico ortopédico pode aumentar a pressão arterial em 20%, devemos monitorar pacientes com pressão alta constantemente.

• Espasticidade severa combinada com contraturas articulares.

• Altura inferior a 85 centimentros

• Terapia com bomba de blacofeno

• Traqueostomia e/ou tubo gastrointestinal.

Contra-indicações absolutas para o tratamento com o macacão terapêutico ortopédico

• Luxação do quadril com proibição médica, ou que quase dor.

• Escoliose superior a 45 graus com queixa de dor (exceto se o ortopedista liberar por ausência de dor)

• Osteoporose

• Pressão arterial elevada

• Certos tipos de doenças cardíacas

• Alterações vasculares graves

• Distrofia muscular progressiva.


Método Treini

É um tratamento de reabilitação neurológica intensiva criado pelo fisioterapeuta, Renato Loffi, onde é usado um exoesqueleto (Treini Exoflex) flexível e versátil e tem por objetivo promover a adequação postural e auxiliar na mobilidade corporal de pessoas com disfunções neuromotoras.

O tratamento é realizado em um período de 36 meses ou a critério do fisioterapeuta /médico, 05 vezes por semana com duração diária de 04 horas.

Indicação

• Sequelas de encefalopatia crônica não progressiva da infância (Paralisia Cerebral)

• Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;

• Hipotonias inespecíficas;

• Atetose,

• Ataxia,

• Síndrome de Dow;

• Sequelas de traumatismo craniano;

• Sequelas de acidentes vascular cerebral;

• Sequelas de tumores cerebrais;

• Outras síndromes.

Contra – indicações

• Quadro bacteriano e viral

• Lesões na pele (ulceras de decúbito)

• Atividades convulsivas descontroladas

• Sub-luxação de quadril acima de 50%

• Osteoporose

• Instabilidade cardiovasculares

• Pressão arterial elevada

• Diabete descompensada

• Distrofia muscular

• Disfunções vasculares

• Contraturas musculares que impossibilitam o treinamento

Recomenda-se que seja feito exame de raio-x de quadril e coluna vertebral. Crianças e adultos com doenças associadas devem ser monitorados e reavaliados com críterio. Orienta-se que nos casos de instabilidade clinica o treinamento seja feito com atestado médico e exames complementares.

Benefícios

  • Ajuste na postura e movimento;
  • Ajuste na estabilidade funcional;
  • Facilitação de padrões de movimento funcionais;
  • Facilitação de remodelação tecidual;
  • Facilitação na distribuição de tensão miofascial.